segunda-feira, 30 de julho de 2012
Caminho Traçado
"Palavras se guardam no destino de um autor que nos faz personagens."
Meu sonho se guarda na sua palavra,
engasgada por mil anos de folego.
Minha sede seca seus lábios,
enquanto estiver em você
aquele doce sabor.
Aventurando as brasas do calor que move meu corpo.
Tocar em sua mão me torna vivo
ao menos por mais um instante.
Exaltando o meu sonho mais profundo das ruínas do seu desespero.
Mover minha liberdade ao seu sentido,
esta ao meu lado junto ao seu resultado
Pois...
O seu caminho é o meu caminho.
Meu sonho se guarda na sua palavra,
engasgada por mil anos de folego.
Minha sede seca seus lábios,
enquanto estiver em você
aquele doce sabor.
Aventurando as brasas do calor que move meu corpo.
Tocar em sua mão me torna vivo
ao menos por mais um instante.
Exaltando o meu sonho mais profundo das ruínas do seu desespero.
Mover minha liberdade ao seu sentido,
esta ao meu lado junto ao seu resultado
Pois...
O seu caminho é o meu caminho.
domingo, 29 de julho de 2012
Curiosidade > Períneo
Períneo é a região do corpo humano que começa, para as mulheres na parte de baixo da vulva e estende-se até o ânus. No homem, localiza-se entre o saco escrotal e o ânus.
O períneo compreende um conjunto de músculos e aponeuroses que encerram o estreito inferior da escavação pélvica, sendo atravessada pelo reto, atrás, e pela uretra e órgãos genitais adiante. O períneo tem a forma de um losango.
domingo, 22 de julho de 2012
...
"Preciso de você."
Tempestades que presenciei
feridas ainda quentes
Ao invadir seu quarto tomei teu destino
mesmo que a morte nos separe
A tempestade ainda é forte aqui dentro
pode ouvir a voz submersa ao frio?
O Sol ainda foge da lagrima de um inocente
a porta se rompe contra o vento
Feridas ainda quentes se tornam a lembrança
anos se passam como minutos
teu toque é eterno
O primeiro beijo a mentira nos tomou
nossa ultima noite morre em teus braços
Teu corpo revida a morte pela vida
minha ferida por um adeus
sábado, 21 de julho de 2012
Curiosidade > Pelve
A pelve (lat. pelvis = bacia, tigela) encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis. É nesta estrutura que se inserem os membros inferiores e se apoiam uma série de músculos ligados ao seu movimento.
Nos seres humanos a pelve é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. O períneo, na anatomia humana, é geralmente definido como a região superficial entre a sínfise púbica e o cóccix, tanto em homens quanto em mulheres.
A pelve óssea (esqueleto da pelve) possui grande resistência e é formada pelos ossos:
> Osso do quadril - formado pela fusão do ílio, ísquio e púbis
> Sacro
> Cóccix
Nos seres humanos, a pelve (ou popularmente chamada de bacia) contém os principais componentes abdominais: a bexiga, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais, pélvicos, reto, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Nas mulheres, também aloja ovários e útero. Para acomodar um feto no final da gestação, a pelve feminina é mais larga do que nos homens, uma característica útil para a determinação do sexo em ossadas e fósseis humanos.
Existem quatro tipos de forma da abertura superior da pelve humana:
> Ginecóide: arredondada, mais favorável ao parto. É a mais comum entre as mulheres.
> Andróide: possui forma de coração. É a mais comum entre os homens.
> Antropóide: possui forma alongada.
> Platipelóide: possui forma achatada
A cavidade pélvica é dividida em pelve maior (pelve falsa) e pelve menor (pelve verdadeira).
domingo, 15 de julho de 2012
sábado, 14 de julho de 2012
ღ Encontrar o que sempre esteve em mim ღ
"Não me considere um egoísta... Por tentar por nos dois."
Ei, solidão...
O que você espera de mim?
Um herói ou vilão?
Não posso evitar em ser intenso.
Então escolha,
O que você quer de mim?
Por favor,
deixe-me viver como alguém com espirito.
"Por que me machuca?"
Ei, solidão...
"Por que me persegue?"
Deixe-me viver,
como alguém com espirito.
O que você espera de mim?
Pois, não posso evitar ser o que sou.
não é escolha
Apenas uma realidade.
Perfeito, se quer você como exata incógnita um dia foi ou sera.
"Por favor, deixe-me fujir."
Não estou fugindo de algo meu,
apenas de você.
Pois prefiro não estar aqui,
apenas para estar...
Longe de você.
_________________X_________________
_ Sabe por que estou aqui? ... Pra te lembrar que um dia, mesmo quando não te vi, estava com você.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Curiosidade > Coluna vertebral
A coluna vertebral é uma parte da estrutura corporal dos vertebrados, caracteriza os animais do grupo dos vertebrados (do latim vertebratus, com vértebras) e estes constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, pois como explicado: Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Nos humanos a coluna vertebral é formada quase sempre por 33 e eventualmente 32 ou 34 vértebras que são ligadas por articulações que são de dois tipos: uma maior com interposição dos discos intervertebrais na região anterior entre cada vértebra e duas menores atrás, por um duplo par de facetas interarticulares posteriormente, sendo duas voltadas para cima e duas para baixo, formando de cada lado, posteriormente, na vértebra, uma articulação facetária.
Os discos intervertebrais são constituídos de material fibroso e gelatinoso que desempenham a função de amortecedores e dão mobilidade para nos locomover, correr, saltar, girar o tronco e a cabeça. Cada disco é formado por um núcleo pulposo interno e do ânulo fibroso externo.
Cada vértebra possui basicamente um corpo mais largo , com o formato de um segmento transverso curto de cilindro, situado na parte anterior da vértebra (exceto na primeira vértebra cervical que não possui corpo vertebral, o atlas). Atrás do corpo vertebral parte de cada lado de sua porção póstero-lateral (na metade superior nos corpos vertebrais das torácicas e lombares) um par de pedículos ósseos. Cada pedículo tem um formato de um cilindro pequeno e irregular, simétrico ao outro pedículo do mesmo nível, bem como unirá a um arco ósseo posterior, formado por um par de lâminas, processo transverso, o processo articular superior e o processo articular inferior. Na junção das lâminas, há a formação de uma outra parte óssea saliente posteriormente, impar e mediano, que é o processo espinhoso que parte do ponto de união posterior entre as lâminas, o qual é projetado para trás até a aponeurose muscular. Um buraco lateral, (forame intervertebral), se forma de cada lado entre cada pedículo das vértebras superior e inferior. Como as vértebras sobrepõe-se umas as outras, a junção delas forma um túnel ósseo desde o crânio até osso sacro, o Canal vertebral.
O canal vertebral segue as diferentes curvaturas da coluna;como na ilustração ao lado;ele é largo e triangular nas partes em que a coluna possui mais liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical; e é pequeno e arredondado na região torácica, onde os movimentos são mais limitados. Neste canal fica abrigada a nossa medula espinhal e por esse motivo ela está protegida.
Quando a coluna vertebral é observada lateralmente, vê-se pequenas aberturas laterais, estas são os forames intervertebrais. Eles são importantes para permitir que os nervos (sistema nervoso periférico) se comuniquem com a medula espinhal (que faz parte do sistema nervoso central).
Quando é vista de frente a coluna vertebral é reta, e quando vista de lado forma quatro curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses) e duas delas com a concavidade virada para a frente (cifoses). Temos assim a lordose cervical (localizada no pescoço), a cifose torácica (ao nível das costelas), a lordose lombar (ao nível do abdômen) e por fim a cifose sacrococcígea, ao nível do sacro e do cóccix.
As cifoses são curvaturas primárias e são desenvolvidas durante o período embrionário, as lordoses são chamadas de curvaturas secundárias pois são desenvolvidas conforme se assume a postura ereta.
O aumento dessas curvaturas representam quadros patológicos. Sendo: Hiper lordose, cervical ou lombar; hiper cifose torácica.
A região cervical é constituída por sete vértebras localizadas no pescoço. A primeira vértebra se chama Atlas e se articula com o crânio possibilitando flexão e extensão da cabeça sobre a coluna vertebral cervical, bem como suportando seu peso. O Axis é a segunda vértebra cervical e apresenta uma apófise (saliência)na sua região anterior que se projeta para cima, penetrando o plano horizontal do canal vertebral da primeira vértebra, articulando-se com a parte posterior de seu anel anterior. O Atlas não tem um corpo vertebral como a maioria das demais vértebras.
A região torácica é constituída de doze vértebras que também servem para a inserção das costelas.
A região lombar é constituída por cinco vértebras maiores e é esta região que suporta todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. Na região da coluna vertebral lombar na altura entre a primeira e a segunda vértebra ( L1 e L2 ) termina a medula nervosa espinhal dentro do canal vertebral em uma formação conhecida como cone medular. A partir do cone parte um aglomerado de raízes nervosas conhecido como cauda equina. Em pares, as raízes nervosas espinhais estendem-se até a parte lateral do canal vertebral, sendo uma raiz de cada lado, saindo pelo foramen lateral.boom como a coluna vertebral é formada
Abaixo da região lombar, sendo parte da bacia, a região sacrococcígea é composta pelo osso sacro que é resultado da fusão de cinco vértebras. Um de cada lado, este conjunto se articula com os ossos ilíacos do quadril, que se articula com os fêmures.
O osso cóccix é formado pela fusão das últimas quatro vértebras.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
ܢܢ Viver a nossa historia ܢܢ
"Nossas palavras estão livres da voz, pois apenas a nossa vaga existência nos preenche em entendimento."
Se estiver a dois passos de ver uma sombra sem corpo.
Feche os olhos e sinta o meu abraço.
Ao menos para nos salvar.
Coisas acontecem, sem sentido a ignorância,
apenas ao medo de viver o que se devia.
Compatível ou não,
Sombras surgem de um corpo refletido a luz.
Filtrando ou não,
a constante continua a existir.
Sendo assim...
Obrigado.
Por existir em meu dia ensolarado,
ao qual posso me ver sem espelhos.
Dias nublados, tentam nos apagar.
mas basta estar em nosso quarto,
para que volte pra mim em seus contos.
Sim, em suas histórias somos eternos.
Palavras ditas,
contam o nosso ver em caminho ou espaço sem traço.
Enquanto a vela por si só,
se deixa consumir pelo fogo que nos reflete em história
da imaginação de alguém.
domingo, 1 de julho de 2012
Curiosidade > Abdômen Humano
O abdômen humano é a parte do tronco entre o tórax e a pelve. Nessa parte também está localizada a parte reprodutora. O termo "abdômen" é o termo popular, mas segundo a Nômina Anatômica o termo técnico é "abdome". É a maior cavidade do corpo humano. Ele "guarda" a grande maioria dos órgãos do sistema digestivo. Não apresenta arcabouço ósseo, tendo suas paredes musculares. Apenas a parte posterior é formada pelas vértebras, de T12 até a última sacral, pois há continuidade entre o abdome e a pelve.
> Inferior: abertura superior da pelve
Estratigrafia:
> Pele - fina, recoberta de pêlos com linhas de força no sentido transversal.
> Fáscia Areolar (de Camper) - possui gordura em disposição areolar. Contém vasos e nervos superficiais.
> Fáscia Lamelar (de Scarpa) - gordura disposta em lâminas
Músculo | Origem e inserção |
O músculo oblíquo externo é o mais externo,cobrindo as laterais abdominais. | É um quadrilátero,irregular que se origina no rebordo costal das oitavas costelas, projetando-se para frente e para baixo se inserindo nas porções anteriores da crista ilíaca e do músculos reto-abdominais na linha mediana ou alba. |
O oblíquo interno é um músculo de forma triangular e menor e mais delgado que o externo que o cobre.Se origina do ligamento de Poupart ou ligamento inguinal e internamente a crista ilíaca. | Os dois terços abaixo da inserção deste músculo é encontrado comumente ,inseridos com as fibras do oblíquo externo e abaixo do transverso abdominal,na linha alba.O terço superior insere-se por dentro das últimas seis costelas. |
O músculo transverso abdominal é delgado e triangular com suas fibras dispostas horizontalmente.ele de dispõe sobre o oblíquo interno e sob a sua fascia transversalis. | Origina-se no ligamento inguinal,porção interna do íleo,fascia lombar e porção interna das cartilagens das últimas seis costelas. Insere-se dentro da linha alba,atrás do reto abdominal. |
O músculo reto abdominal é longo e delgado. É atravessado por três tendões que os intersecciona chamado de linhas transversais. Os reto abominais são encobertos por uma aponeurose formada pelas fibras dos três músculos laterais do abdômen. | Originam-se no púbis,percorre o abdômen ao lado da linha alba e insere-se nas cartilagens da 5ª,6ª e 7ª costelas. |
O músculo piramidal é pequeno e triangular,localiza-se no baixo ventre ,em frente aos retos abdominais. | Origina-se no púbis e insere-se da linha alba a cicatriz umbilical. |
O abdômen contém a maioria dos órgãos em forma de tubo do trato digestivo, assim como outros órgãos sólidos. Os órgãos abdominais ocos incluem o estômago, o intestino delgado e o cólon com seu apêndice vermiforme. Órgão como o fígado, a vesícula biliar, e o pâncreas funcionam em associação próxima ao trato digestivo e se comunicam via dutos. O baço, os rins e as glândula supra-renal também estão no abdômen, junto com muitos outros vasos sanguíneos como a aorta e a veia cava inferior. Os anatomistas podem considerar a bexiga urinária, útero, tuba uterina e ovários tanto como órgãos abdominais ou pélvicos. Finalmente, o abdômen contém uma membrana extensa chamada peritônio. Uma dobra de peritônio pode cobrir completamente certos órgãos, em bora ela possa cobrir apenas umaldo de órgãos que geralmente estão perto da parede abdominal. Estes órgãos os anatomistas chamam de órgãos retroperitoniais.
No meio um sulco se estende da cartilagem ensiforme acima da púbis, representando a linea alba a parede abdominal. Na metade fica o umbigo. Em cada lado dele brotam músculos pequenos que aparecem em pessoas musculosas. A linha destes músculos é interrompida por três ou mais depressões transversas, indicando a lineae transversae. Existe normalmente uma perto da cartilagem ensiforme, uma no umbigo e uma entre os dois. Esta combinação da linea alba e da linea transversae que formam o músculo "six pack" em muitas pessoas. Um corpo com gordura cerca de 10% ou menor que o normal é necessário para vê-los.
A parte superior do limite lateral do abdômen é a margem subcostal formada de cartilagens de falsas costelas ligando-se umas às outras. A parte inferior é um misto de ilium e ligamentos de Poupart, que correm da espinha superior do ilium para a espinha da púbis. Este limites inferiores são marcados por curvas visíveis. Bem acima da espinha púbica em cada lado dos anéis abdominais externos, que são aberturas nas paredes musculares em que a corda espermática surge no homem, e onde a hérnia pode romper.
Um método pelo qual pode se localizar o conteúdo abdominal é desenhando-se três linhas horizontais e duas verticais.
Linhas Horizontais:
> A maior das formas é a linha transpilorica de C. Addison, que fica situada entre o nodo supraesternal no topo da púbis sinfática, e normalmente cora a abertura pilórica do estomaco como um dedo a esquerda da linha média. O hilum de cada rim é um pouco abaixo disso, enquanto é deixado tocar o limite inferior do spleen. Isto corresponde à primeira vértebra lombar.
> A segunda linha é a "subcostal", desenhada do ponto mais baixo do arco subcostal (décima costela). Corresponde a parte superior da terceira vertebral lombar.
> A terceira linha é chamada "inter tubercular" é corre entre dois grandes tubérculos, que podem ser sentidos perto do ilium de aproximadamente 60mm da espinha anterior. Esta linha corresponde ao corpo da quinta vértebra lombar, e passa pela válvula ileo-caecal, aonde o intestino delgado se une ao intestino grosso.
Linhas Verticais:
As das linhas verticais ou meio-Poupart foram desenhadas do ponto entre a espinha superior anterior e a sinfase púbica de cada lado, verticalmente acima da margem costal.
A esquerda é a mais valiosa, uma vez que é onde a válvula ileo-caecal é situada aonde corta a linha inter tubercular. O orifício do apêndice vermiforme fica uma polegada abaixo, no Ponto de McBurney. Em sua parte superior, a linha vertical encontra a linha transpilórica na margem inferior dos rins, usualmente a nona, aonde a gallbladder fica situada.
A linha direita meio-Poupart corresponde aos três quartos superiores do colon descendente.
A margem subcostal esquerda corresponde ao limite inferior do fígado, enquanto o mamilo direito fica aproximadamente meia polegada acima da vesícula.
Regiões do Abdômen
Hipocôndrio direito flanco/lombar/lateral direito
inguinal/ilíaca direita
Epigástrio
mesogástrio ou umbilical
Hipogástrio
Hipocôndrio esquerdo
flanco/lombar/lateral esquerdo
inguinal/ilíaca esquerda
Assinar:
Postagens (Atom)