Coxa é uma parte do corpo humano abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o fêmur (que é o maior osso do corpo humano) e os músculos pectíneo, iliopsoas, psoas menor, tensor da fáscia lata, sartório (que é o maior músculo do corpo humano), quadríceps femoral (compartimento anterior); adutor longo, adutor curto, adutor magno, grácil, obturador externo (compartimento medial); semitendíneo, semimembranoso e bíceps femoral (compartimento dos alongamentos posteriores).
As funções básicas da coxa são a locomoção e a sustentação de um indivíduo. Nota-se, como prova, que a coxa só se desloca para a frente, nunca para trás, evidenciando a função de deslocamento (que ocorre para a frente). Fora estas funções, as coxas também são tidas como pontos de excitação sexual em uma relação deste nível, podendo ser assim tidas como zonas erógenas. A coxa é o músculo mais forte da mulher,nela se encontra 65 em percentual da força da mulher.
____________________________________X____________________________________
Na linguagem vulgar, as pernas são os órgãos de locomoção de muitos tipos de animais, também chamados "patas" e são geralmente em número par. Nos vertebrados são normalmente designados "membros".
Por extensão, no português, utiliza-se o termo perna para indicar a parte de qualquer objeto que assenta num suporte (chão, mesa, etc.), como na expressão "perna da mesa".
No uso comum, a perna humana é o membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo, incluindo a coxa, os joelhos e as panturrilhas. O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna.
Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo.
____________________________________X____________________________________
Em anatomia, o pé é a extremidade dos membros dos animais terrestres que assenta no solo. No homem e outros bípedes, o termo se aplica apenas à parte final das extremidades inferiores. O pé tem 29 ossos. O pé dos mamíferos divide-se em três partes:
Tarso - a parte superior, que liga com os ossos da perna;
Metatarso - a parte mediana;
Dedos - o número básico é de cinco dedos que normalmente se encontram virados para a parte dianteira do animal, mas nos ungulados, é a ponta dos dedos (que geralmente estão reduzidos em número e composição) que assenta no solo.
Existem ainda outros termos para designar vulgarmente algumas partes do pé:
"Planta do pé" - a parte do pé dos bípedes que assenta no solo; é formada pelo calcanhar e pela face inferior dos ossos metatarsais e das falanges e é coberta por pele mais espessa do que no resto do corpo;
O calcanhar é a expressão vulgar para o osso calcâneo;
O tornozelo é a articulação do pé com a perna.
Nas aves, o pé tem geralmente quatro dedos que podem ser oponíveis, 2 a 2 ou 3 mais um, para segurar o suporte em que elas se assentam. Nos animais invertebrados, os pés têm uma estrutura muito diferente da descrita acima, dependendo do filo a que pertencem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário