quinta-feira, 22 de março de 2012
domingo, 18 de março de 2012
● Do que adianta? ●
"Motivos não trazem respostas, pois como a liberdade...
As coisas simplesmente são o que são."
Queimar sem ar;
sofrer sem dor;
amar sem amor;
Do que adianta ser eterno sem vida ou tempo real?
Do que adianta enchergar se não for para ver?
Do que adianta falar sem expressar?
Soprar sem folego;
forçar sem força;
esquecer sem ter o que lembrar;
Do que adianta beleza se não puder apreciar?
Do que adianta amigos se não pela amizade?
Do que adianta viver sem existir?
Gritar sem falar;
afogar sem matar;
enlouquecer sem temer;
Do que adianta estar se não pelo lugar?
Do que adiantam palavras se não para soltar?
Do que adiantam os pulos se não para voar?
realidade sem fantasia;
luz sem escuridão;
chuva sem terra;
Do que adianta terminar sem começar?
Curiosidade > Veias
O estudo das veias e doenças das veias é conhecido como flebologia e é uma disciplina que vem sendo desenvolvida através de uma variedade de cientistas de diferentes áreas.
As veias servem para levar o gás carbônico dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea.
A maioria das veias possuem válvulas unidirecionais chamadas de válvulas venosas para prevenir o contra fluxo causado pela gravidade. Este sistema é constituído de um músculo de esfíncter ou de duas ou três dobras membranosas. Elas também possuem uma fina camada externa de colágeno, que ajuda a manter a pressão sanguínea e evita o acúmulo de sangue. A cavidade interna na qual o sangue flui é chamada de luz. As veias são envolvidas por músculos lisos que ajudam a manter o fluxo sanguíneo para o átrio direito.
As paredes das veias são menos resistentes e mais delgadas do que as das artérias, embora apresentem três camadas. Quando não transportam sangue perdem a sua forma de cilindro (colabam).
Desmaios podem ser causados devido à uma falha no bombeamento músculo-esquelético. Longos períodos em pé podem resultar em acúmulo de sangue nas pernas, com pressão sanguínea muito baixa para levar o sangue para cima, até o coração. Choques neurogênicos e hipovolêmicos podem também causar desmaios. Nesses casos os músculos lisos envolvendo as veias se tornam frouxos e se preenchem com sangue, absorvendo uma grande quantidade do volume total de sangue, mantendo o sangue afastado do cérebro e provocando e causando perdas de consciência.O retorno do sangue para o coração é auxiliado pela ação do bombeamento de músculos esqueléticos, que ajudam a manter extremamente baixa a pressão sanguínea do sistema venoso.
Doenças comuns das veias incluem veias variscosas (que são tratadas com lasers e ultrassom) e trombose venosa profunda.
As veias pulmonares carregam sangue relativamente oxigenado dos pulmões para o coração. A veia cava superior e a veia cava inferior carregam sangue relativamente pobre em oxigênio das circulações sistêmicas superior e inferior, respectivamente
Um sistema porta venoso é uma série de veias ou vênulas que se conectam diretamente a dois leitos capilares. Exemplos de sistemas como esse incluem o veia porta hepática e o sistema porta hipofisário.
As veias são usadas medicamente como pontos de acesso para a circulação sanguínea, permitindo a retirada de sangue para exames, e permitindo a infusão de fluidos, eletrólitos, nutrição e medicamentos. Isso pode ser feito com uma injeção usando uma seringa, ou inserindo um cateter (tubo flexível).
Se um cateter intravenoso tem de ser inserido, para a maioria das finalidades é realizado em uma veia periférica (uma veia próxima à superfície da pele na mão ou braço, ou menos utilizado, na perna). Alguns fluidos altamente concentrados ou medicamentos irritantes devem fluir para dentro das largas veias centrais, que são às vezes utilizadas quando o acesso periférico não pode ser obtido. Cateteres podem ser administrados na veia cava superior para estes usos: acredita-se que uma utilização por um longo período de tempo será necessária, um ponto permanente extra pode ser inserido cirurgicamente.
A localização precisa das veias é muito mais variável de pessoa para pessoa do que a das artérias.
Na luz, o sangue aparenta ser vermelho porque a maioria das cores é absorvida pelo pigmento carregador de oxigênio hemoglobina (Hb), exceto o vermelho, que reflete no sangue. Se um filtro que bloqueia a cor refletida é posicionado entre o sangue e os olhos de um observador, a cor percebida muda. No caso dos humanos, a pele serve como um filtro para a cor vermelho, e a cor remanescente acaba sendo verde. O espectro de cor exato é determinado pelos níveis relativos de ferro oxigenado (HbO) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo verde.
segunda-feira, 12 de março de 2012
☥ Emissário ☥
"Dele venho as virtudes e dele venho o pecado... Dele vieram as barreiras dos sonhos e realidade... Dele venho a ira de Pandora."
Os sinos da velha igreja...
Fazem tim, tom... O vento sopra contra sua casa.
Pobre menino, veja a sombra de uma tempestade.
Torça seus labios pois é o seu desejo imaturo.
Alguns chamam de magia tal habilidade dos raios de abrirem os céus!
Os sinos da velha Igreja...
Fazem tim, tom... Os raios de luz cotra o corpo de carne e sangue.
Pobre menino, veja a luz de uma seca.
Morda seus labios pois é o seu desejo imaturo.
Alguns chamam de magia tal habilidade do gelo em se desfazer em água!
Corais se juntam aos demais no campo em volta da simples e triste igreja...
Tudo é silencio, tudo é mentira, tudo é omissão.
Dele venho a vergonha, dele venho a culpa.
Homem, pobre menino morda sua língua e pulsos.
Banhe seus arduos labios a uma dança com o demônio...
>> Dedicado ao anime Ergo Proxy, e aos demais humanos que desejam a verdade dos seus erros em questão de suas vidas, um tanto sem sentido. Lembrando que todos temos uma função, logo é evoluir, só basta você fazer o seu caminho, logo como dito... Aceite as consequências da sua realidade.
Curiosidade > Dissecação
A dissecação é a divisão em partes de uma planta, um animal ou um ser humano mortos para serem examinados e estudar seus órgãos.
No caso de estudar os seres pequenos morfologicamente ou das partes pequenas pertencentes a sua anatomia o material deve permitir uma grande precisão. Para isto, se empregam bisturis, pinças de alta tecnologia, de ponta e tesouras com as duas pontas agudas e simétricas para um melhor manuseio do corpo em estudo.
A dissecação é habitualmente praticada por estudantes que seguem a biologia, a Botânica e a anatomia com relação com os estudos da medicina e a arte.
A primeira dissecação humana foi supervisionada por Ján Jesenský (1566-1621) natural da Eslováquia.
Material de dissecação
O material de dissecação é um conjunto de ferramentas empregadas para realizar estudos de anatomia e morfologia internas sobre animais e plantas mortos.Como:
Bisturi de tamanho adequado para o objeto de estudo
Pinças grossas com bocal
Pinças finas para manipulação de estruturas delicadas
Pinça Dente de rato: serve para remendar o objeto que está sendo dissecado.
Agulha fechada
Alfinetes
Tesouras
Luvas de látex
Pinças normais
Tesouras retas de dissecação
Tesouras curvas de dissecação
Agulha de dissecação reta
Agulha de dissecação curva
Agulha curva para sutura
Separadores
Cânula ou Sonda acanalada
Compartimento de dissecação
domingo, 4 de março de 2012
♂ Mais forte do que eu ♂
"Foda-se o dia! Seja como for, não a mais o que fazer."
Sua luz pousa meus olhos,
ao meu ver, seu desejo provoca meu instinto.
Talvez eu possa amar...
Seu cheiro de garoto melado,
como um jovem virgem conhecendo seu corpo.
O seu medo do escuro me torna um caçador,
Seu pescoço, meus labios o tocam.
Doce como o leite a escorrer.
Talvez eu deva... Apenas me jogar a vida de um anjo;
Em seu corpo e alma.
É mais forte do que eu e voce.
Temos de aceitar como um vicio do qual já nos consumiu.
Mal podemos nos afastar, apenas correr contra o tempo.
Não podemos fujir!
Desculpe-me por sentir sua respiração em meu peito.
Seu abraço alastra a chama da minha vida!
Desculpe-me por prender seu olhar ao meu.
Nossas mãos se tocam tremendo contra a ira do mundo.
Não tema pois estou aqui.
É mais forte que nós dois, é apenas amor!
Apenas um desejo que nos tomou a palavra.
Curiosidade > Coração humano
O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.
O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.
Assinar:
Postagens (Atom)