sábado, 19 de maio de 2012

Curiosidade > Células Ósseas


Osteoblastos 

Células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas.

Os osteoblastos existem também no Endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da Diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).Os osteoclastos e células progenitoras osteocondrais podem também ser encontradas no Endósteo.

Osteócitos

Durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteoplastos, ou simplesmente Lacunas, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes (nem todos)químicos da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canais e canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.Os osteócitos são protegidos pela osteoma que os reveste.

Osteoclastos

Células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício) responsáveis pela a reabsorção da matriz e pela degradação do tecido ósseo devido a condições fisiológicas e/ou patológicas através da produção de ácido, colagenase e outras enzimas que podem fixar ou liberar o Ca2+ do osso. Originam-se pela fusão de células mononucleares da medula óssea, sendo porém observadas somente nas superfícies ósseas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sun 2